The Firearms Forum banner
Status
Not open for further replies.

Explicando Headspace

1 reading
87K views 90 replies 50 participants last post by  gdmoody  
#1 ·
Eu vi este termo em vários manuais, Headspace de um cartucho .45 ACP, que faz headspace na boca do estojo, mas nunca entendi o que isso significava. Alguém pode me explicar, em termos compreensíveis, o que isso significa e especificamente sua relevância para recarregar .45ACP? Obrigado antecipadamente.

Save
#2 ·
Headspace é a distância da cabeça do cartucho até a face do ferrolho. Se não houver espaço suficiente, a arma não funcionará. O ferrolho não fechará, ou (no caso de um revólver) o cilindro não girará até o fim. Isso é "headspace demais".

Quando o cartucho é disparado, antes que a bala comece a se mover (lembre-se da lei da inércia - o que está em repouso tende a permanecer em repouso, e quanto mais massa tiver, mais difícil é colocá-lo em movimento) o estojo de latão mais leve primeiro se expande até atingir a parede da câmara, e então é jogado para trás até atingir o ferrolho (ou, no caso de um revólver, o escudo de recuo). Depois de fazer isso, o estojo não pode mais se mover, e a única coisa que pode se mover é a bala, então ela, finalmente, começa a se mover para frente. Se a distância entre a cabeça e a face do ferrolho (ou escudo de recuo) for muito grande (isso é chamado de headspace excessivo) o estojo tem que ir mais longe antes de parar, o que permite que ele acumule mais velocidade e mais pressão antes de atingir, o que pode causar danos à arma. Além disso, se o headspace for excessivo, o pino de disparo pode não ser longo o suficiente para estourar a espoleta, e você terá falhas.

Os cartuchos "headspace" em diferentes áreas, dependendo do design do cartucho.

Cartuchos com aro headspace no aro. É por isso que você pode usar 38 e 357 em um revólver 357. Os 38 serem mais curtos não importa, pois o aro está no mesmo lugar em ambas as munições.

Magnums com cinto headspace no cinto. Eles funcionam da mesma forma que uma munição com aro, no sentido de que, se o estojo for um pouco curto demais, não importa, pois o cinto está sempre no mesmo lugar.

Munições sem aro com gargalo headspace no ombro. Como com os estojos com cinto, não importa muito se o comprimento total for um pouco curto, desde que o ombro não tenha sido soprado para frente ou empurrado para trás.

O último grupo são os cartuchos sem aro de parede reta. Eles headspace na boca. 45 ACP, 9mm, 40 S&W, etc. Se você olhar na câmara da maioria das munições de pistola modernas, verá um pequeno "degrau" lá. Isso dá à boca do estojo um lugar para sentar. Sem isso, como o estojo é sem aro, todo o cartucho poderia cair pela câmara. Como eles headspace na boca, o comprimento total do cartucho é crítico. Muito longo e o ferrolho não fechará (headspace demais) e muito curto e o cartucho vai muito para frente na câmara (headspace excessivo).

Alguns dos revólveres mais antigos não têm esse degrau. O cilindro é perfurado direto. Não há necessidade do degrau, pois eles headspace no aro. A maioria dos revólveres modernos tem esse degrau, no entanto, mas é mais uma questão de segurança do que de headspace. O degrau não permitirá que você camare um 357 em um 38 especial. Sem o degrau, um pode caber, com resultados desastrosos.

#89 ·
Headspace é a distância da cabeça do cartucho até a face da culatra. Se não houver espaço suficiente, a arma não funcionará. A culatra não fechará, ou (no caso de um revólver) o cilindro não girará até o fim. Isso é "headspace muito pequeno".

Quando o cartucho é disparado, antes que a bala comece a se mover (lembre-se da lei da inércia - o que está em repouso tende a permanecer em repouso, e quanto mais massa tiver, mais difícil é colocá-lo em movimento) o estojo de latão mais leve primeiro se expande até atingir a parede da câmara, e então é batido para trás até atingir a culatra (ou, no caso de um revólver, o escudo de recuo). Depois de fazer isso, o estojo não pode mais se mover, e a única coisa que pode se mover é a bala, então ela, finalmente, começa a se mover para frente. Se a distância entre a cabeça e a face da culatra (ou escudo de recuo) for muito grande (isso é referido como headspace excessivo) o estojo tem que ir mais longe antes de parar, o que permite que ele acumule mais velocidade e mais pressão antes de atingir, o que pode causar danos à arma. Além disso, se o headspace for excessivo, o pino de disparo pode não ser longo o suficiente para estourar a espoleta, e você tem falhas.

Os cartuchos "headspace" em diferentes áreas, dependendo do design do cartucho.

Cartuchos com aro headspace no aro. É por isso que você pode usar 38 e 357 em um revólver 357. O fato de os 38 serem mais curtos não importa, pois o aro está no mesmo lugar em ambos os cartuchos.

Magnums com cinto headspace no cinto. Eles funcionam da mesma forma que um cartucho com aro, no sentido de que se o estojo for um pouco curto demais, não importa, pois o cinto está sempre no mesmo lugar.

Cartuchos sem gargalo headspace no ombro. Como com os estojos com cinto, não importa muito se o comprimento total for um pouco curto, desde que o ombro não tenha sido soprado para frente ou empurrado para trás.

O último grupo são os cartuchos sem aro de parede reta. Eles headspace na boca. 45 ACP, 9mm, 40 S&W, etc. Se você olhar na câmara da maioria dos cartuchos de pistola modernos, verá um pequeno "degrau" lá dentro. Isso dá à boca do estojo um lugar para sentar. Sem isso, como o estojo é sem aro, todo o cartucho pode cair pela câmara. Como eles headspace na boca, o comprimento total do cartucho é crítico. Muito longo e a culatra não fechará (headspace muito pequeno) e muito curto e o cartucho vai muito para frente na câmara (headspace excessivo).

Alguns dos revólveres mais antigos não têm esse degrau. O cilindro é perfurado direto. Não há necessidade do degrau, pois eles headspace no aro. A maioria dos revólveres modernos tem esse degrau, no entanto, mas é mais uma questão de segurança do que para o headspace. O degrau não permitirá que você coloque um 357 em um 38 especial. Sem o degrau, um pode caber, com resultados desastrosos.
Obrigado, claro, conciso e completo. Bem feito.

#4 ·
Caso não soubesse, a cabeça do cartucho é a extremidade traseira. A frente, onde está a bala, é a boca, enquanto a parte de trás, onde estão as marcações, é a cabeça. É por isso que as marcações são chamadas de "headstamps". :)

Muitas pessoas se referem às balas como "cabeças" ou "cabeças de bala". Elas estão erradas.

#11 ·
Não existem perguntas ESTÚPIDAS, mas..... este é o fórum de recarga e presume-se que as pessoas que vêm aqui se preocupam com a recarga. Essas pessoas devem ler seus manuais de recarga. Todas as informações acima estão nos capítulos introdutórios dos manuais de recarga. Eu peço a todos que leiam seus manuais e os releiam até que entendam completamente pelo menos os termos, se não o processo e o "porquê" desses processos. Os tópicos fixos acima também são uma boa introdução se você pelo menos entender alguns dos termos.

Aqueles que vêm aqui para discutir munições comerciais (e isso é bom) podem ganhar algo comprando um manual de recarga para obter uma melhor compreensão até mesmo de munições fabricadas comercialmente. Eu recomendo o manual Hornady, pois ele é muito bom em explicar o "como funciona" da munição.

Um recarregador/atirador informado é o primeiro passo para a segurança na recarga e no tiro.

#80 ·
NÃO HÁ perguntas ESTÚPIDAS, mas..... este é o fórum de recarga e presume-se que as pessoas que vêm aqui se preocupam com a recarga. Essas pessoas devem ler seus manuais de recarga. Todas as informações acima estão nos capítulos introdutórios dos manuais de recarga. Eu peço a todos que leiam seus manuais e os releiam até que entendam completamente pelo menos os termos, se não o processo e o "porquê" desses processos. Os stickies acima também são uma boa introdução se você pelo menos entender alguns dos termos.

Aqueles que vêm aqui para discutir munições comerciais (e isso é bom) podem ganhar algo comprando um manual de recarga para obter uma melhor compreensão até mesmo da munição fabricada comercialmente. Eu recomendo o manual Hornady, pois ele é muito bom em explicar o "como funciona" da munição.

Um recarregador/atirador informado é o primeiro passo para a segurança na recarga e no tiro.

LDBennett
Eu sei que este é um post antigo, mas este é um ótimo conselho. Eu não recarrego. Eu compro munição comercial. Eu adoro ler manuais de recarga e todas as postagens de vocês sobre recarga. Eu aprendi tanto que nunca teria aprendido.
Bravo LDBennet!

Save
#12 ·
Como sempre, boas respostas de Alpo e LD. Obrigado pessoal por serem um trunfo para o fórum. Não teria conseguido sem a ajuda de vocês. Vocês me ajudaram, e acho que falo por outros, muitas vezes. OBRIGADO, Joe

Save
#14 · (Edited)
Negativo. Eles vão encaixar na pequena aba, perfeitamente. No entanto, sem o clip lunar, você tem que ou empurrá-los pela frente com um lápis, ou tirá-los por trás com a unha ou canivete. O verdadeiro propósito do clip lunar é deixar a estrela ejetora empurrá-los para fora.

Os Colt 1917 muito antigos não tinham a aba e precisavam dos clips para funcionar. Os Webleys não têm aba, então se você tiver algum que tenha sido raspado, também requer clips. Smith, no entanto, teve a aba desde o início, e a Colt passou a usá-la dentro dos primeiros seis meses de produção.

• Like
Reactions: oldfartrr
Save
#15 ·
Ou você pode comprar latão de aro de carro e ter mini cartuchos .45 colt que têm uma borda realmente grossa (0,090" em comparação com 0,060" de um cartucho de revólver normal).

Save
#16 · (Edited)
Negativo. Eles terão espaço na pequena borda, perfeitamente. No entanto, sem o clip lunar, você terá que ou empurrá-los pela frente com um lápis, ou tirá-los por trás com a unha ou canivete. O verdadeiro propósito do clip lunar é permitir que a estrela ejetora os empurre para fora.

Os primeiros Colt 1917 não tinham a borda e precisavam dos clips para funcionar. Webleys não têm borda, então se você tiver algum que tenha sido raspado, também requer clips. Smith, no entanto, teve a borda desde o início, e Colt foi para ela dentro dos primeiros seis meses de produção.
Então, é negativo no que diz respeito ao espaço de cabeça .45 acp em um revólver sem usar um clip lunar, desde que (1) você goste de tirá-los com as unhas ou canivete, etc. e (2) você não esteja atirando em nenhum dos antigos revólveres Colt modelo 1917 .45 acp, feitos aos milhões e amplamente usados durante a Primeira Guerra Mundial, que não são feitos com espaço de cabeça.

Obrigado pela resposta informativa, mas acho que vou ficar com meus clips lunares por enquanto.

#17 ·
Então, é negativo no que diz respeito ao espaço de cabeça do .45 acp em um revólver sem usar um clipe de lua, desde que você (1) goste de tirá-los com as unhas ou canivete, etc. e (2) você não esteja atirando em nenhum dos antigos revólveres .45 acp Colt modelo 1917, feitos aos milhões e amplamente usados durante a Primeira Guerra Mundial, que não são feitos com um espaço de cabeça.

Obrigado pela resposta informativa, mas acho que vou ficar com meus clipes de lua por enquanto.
Eles fizeram apenas um pouco mais de 150 mil, não "milhões". Eles só fizeram as câmaras "de lados lisos" por cerca de seis meses da produção. As armas que não foram emitidas, quando mudaram, foram enviadas de volta para a Colt para que novos cilindros fossem instalados.

MAS, sua pergunta não foi "você deve usar os clipes?", ou "é mais fácil atirar neles usando os clipes?", foi "Você não tem que moonar o .45 acp para fazê-lo ter espaço de cabeça em um revólver?" Então, eu respondi a essa pergunta. NÃO, você NÃO TEM QUE FAZER ISSO.

Save
#19 · (Edited)
Como Tim, eu li isso em muitos lugares e como LD sugeriu, isso é discutido em certa medida na maioria dos manuais de recarga...no entanto...a explicação de Alpo é tão concisa que quase não há confusão inerente a ela. Eu sempre senti como se estivesse faltando algo ao ler os manuais de recarga...agora eu sinto que realmente entendi o significado!

OBRIGADO ALPO!!!!

Save
#73 ·
Como Tim, eu li isso em muitos lugares e como LD sugeriu, isso é discutido em certa medida na maioria dos manuais de recarga... no entanto... a explicação de Alpo é tão concisa que quase não há confusão inerente a ela. Eu sempre senti como se estivesse faltando algo ao ler os manuais de recarga... agora eu sinto que realmente entendi o significado!

OBRIGADO ALPO!!!!
Eu tenho que dizer que eu já li isso antes, tenho o livro Hornady, tenho alguns outros, mas seu post foi excelente e o ponto sobre qual parte do estojo é a cabeça foi algo que fez a luz se acender para mim.

#21 ·
Se o .45 acp estiver espaçado na boca do cartucho, estou correto em pensar que a crimpagem pode permitir que o cartucho deslize muito para a frente sem agarrar na borda? Tenho usado um crimpador de fábrica Lee no meu .45 acp e não encontrei nenhum problema. Agora estou completamente confuso, porque o que acabei de ler me diz que eu deveria estar tendo um problema. O que estou perdendo aqui?

#22 ·
Se o .45 acp estiver espaçado na boca do cartucho, então estou correto em pensar que a crimpagem pode permitir que o cartucho deslize muito para a frente sem agarrar na borda? Tenho usado um crimpador de fábrica Lee no meu .45 acp, e não encontrei nenhum problema. Agora estou completamente confuso, porque o que acabei de ler me diz que eu deveria estar tendo um problema. O que estou perdendo aqui?
Um crimpagem cônica não é nada como uma crimpagem enrolada, eu sempre gosto de pensar em uma crimpagem cônica como um "aperto" para chegar à dimensão final, ela realmente apenas remove o alargamento do processo de assentamento mais do que qualquer outra coisa.

• Like
Reactions: mnsteveS
Save
#23 ·
Bluesea, isso realmente depende da arma.

Eu uso o Lee Factory Crimp Die nos meus 45 ACPs. Não tenho problemas com eles em nenhuma das minhas 1911s. Também posso atirar neles sem os clipes lunares nos meus revólveres Smith and Wesson 1917, 1937 e 625. No entanto, se eu tentar usá-los sem os clipes no meu revólver Smith and Wesson 1950, eles cairão além do degrau e não dispararão. Dispará-los com os clipes funciona, então eu sei que a arma funciona. Usar munição de fábrica sem os clipes funciona, então eu sei que o degrau está lá. Mas minhas recargas não funcionarão NESTA arma, sem clipes lunares. A única coisa que posso imaginar é que as câmaras DESTA arma estão no tamanho máximo.

Save
#25 ·
Tive uma experiência divertida na minha loja local ontem. Um sujeito entrou com três pedaços de latão .223 disparados. Os três tinham as espoletas um pouco sopradas para trás, e um estava rachado cerca de 1/4" na frente da cabeça.
Ele disse que essas foram as primeiras três balas que ele disparou em seu rifle Marlin novo em folha. O sujeito atrás do balcão continuava dizendo que a única coisa que poderia causar isso seria munição sobrecarregada. Eu perguntei a ele se ele havia recarregado, e ele não tinha. Era munição de fábrica de dois fabricantes diferentes (Remington e Winchester).
Eu disse a ele que era um problema de espaço livre. Então, o proprietário da loja decidiu ligar para um dos caras que ele conhecia no centro de serviço da Remington em Illinois (o proprietário da loja costumava ser um representante de vendas da Remington). A ligação telefônica confirmou o que eu disse a ele, e aquele rifle vai voltar para ser recanonado.
Antes de eu mencionar o espaço livre, os caras da loja quase convenceram o sujeito a ir para casa e tentar atirar com alguma munição Federal. :rolleyes: Embora eu tenha lido alguns manuais de recarga diferentes, foi este tópico que originalmente me ensinou sobre espaço livre. Então, nossas discussões aqui são úteis para a segurança, mesmo de atiradores que nunca ouviram falar de TFF. :)

#26 ·
Headspace é a folga em sua câmara entre a base do seu estojo e a culatra. Ele pode ser medido de várias maneiras diferentes, e há uma história diferente para cada tipo de cartucho. Alguns dos cartuchos mais populares são com aro, sem aro e com cinto. Aqui está um bom artigo (eu escrevi) que explica o headspace.

Entendendo o Headspace

Headspace é diferente para alguém que está instalando um cano, e medidores especiais de ir/não-ir são necessários. A folga da câmara (no ombro) também é importante para os atiradores que desejam fazer recargas manuais de qualidade. No entanto, o recarregador usa ferramentas diferentes para medir a folga da câmara que seus carregamentos têm em sua câmara específica.

- Larry

Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.